O tema transformação e mudança é algo que sempre tento trazer em meus textos e construções devido à ligação com minha missão de vida e trabalho. Tendo em vista essas referências e a necessidade das pessoas rotineiramente enfrentarem desafios e obstáculos para alcançar o “mudar”/transformar, proponho esta reflexão.
Mudar uma estrutura, referência ou modelo é algo desafiador! Em nossas vidas temos construções e bases de como podemos ou devemos fazer determinada ação ou comportamento, aumentando o nível de dificuldade para possíveis mudanças nesses roteiros.
Roteiros, planejamentos, organizações, indicam direções e também acolhem emocionalmente para que o indivíduo não viva na possibilidade futura incerta. Mas, o novo e o transformar depende de movimentos por vezes contraditórios; O ser humano tem muito receio da mudança e do novo e com isso, em determinados momentos procrastina e não se entrega quando necessário, dependendo assim de variáveis para transformar e mudar.
O que é deve-se refletir é que há movimentos que a vida nos traz, através de comportamentos, mudanças de ciclos, transformações de ambientes, que são os gatilhos para o novo! Talvez, se não mudasse de ambiente, terminasse uma relação não saudável, não se olhasse no espelho nessa manhã, não teria mudado de opinião ou direção, ficando estagnado em uma zona de conforto e sem possibilidades espontâneas a curto prazo.
Ou seja, compreender e acolher mudanças é o gatilho/chave para possíveis novas transformações internas. Aceite os empurrões que a vida lhe dá, com certeza irá aprender e movimentar para uma possibilidade que não conseguia visualizar.
Aprenda com o novo, sua vida pode melhorar e permanecer mais saudável com o seu movimento de superação. Quanto mais esperar, parar, ou utilizar “desculpas” como bengalas, mais difícil será. Desafie-se, sinta as direções e TRANSFORME!
Entre em contato e saiba possibilidades de mudanças e recursos para transformações internas.
Vinícius Cappato – CRP: 06/134547
Nascido no interior Paulista, com Formação em Psicologia pelo Uni-Facef, Graduando em Psicodrama na Casa do Encontro – Franca/SP, Formação em Personal/Professional Coaching e Leader Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching – SP, experiência em tecnologia da informação e Gestão de Pessoas no Centro Universitário Claretiano de Batatais. Formação em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Psicolog – Instituto de Psicologia. Experiência no desenvolvimento de pessoas com: consultoria, treinamento e desenvolvimento e seleção de talentos em Comgente – Gestão de Pessoas.
2 thoughts on “A transformação do “mudar””
This post will assist the internet viewers for building up new web site or even a blog from start to end. Audre Roosevelt Foah
Really informative blog post. Really looking forward to read more. Really Great. Cordy Alisander Olodort