Em tempos de crise como o que estamos passando, nada melhor do que refletir sobre as crises e revoltas internas que temos diariamente.
Afinal, não é só a situação do país que precisa de ser gritada para ser ouvida.
Em muitos momentos acabamos internalizando vários processos internos da nossa história.. Ou seja, momentos ruins, dores, angústias, perdas e também vitórias, risos, alegrias…
Cada pessoa possui uma maneira de “processar” e entender o que aconteceu ou está para acontecer. Alguns tentam antecipar o que ainda nem chegou, outros lembram de como já passaram por aquilo e que a tendência é ser ruim, outros racionalizam e buscam o por que/como a todo custo… E por aí vai…
Não há certo ou errado, cada um do seu jeito, da sua forma, com a sua intensidade!
Só que a nossa “voz da consciência” é por muitas vezes ignorada. Como assim? Entramos em movimentos e sensações que não são nossas e sim do outro.
Por exemplo: sua mãe está mal porque brigou com o seu pai e desconta diretamente em você falando que você não ouve ela e que não entende que tem que ajudar mais na casa. Já parou para entender que as vezes essa fala é para ecoar e ela ouvir um recado para ela mesma ou para outra pessoa que não seja você?4
Por vezes, esquecemos de nos ouvir e de sentir o que os olhos não enxergam com tanta clareza. Por que você está aqui? O que está sentindo? É seu? Por que está carregando?
Pare mais vezes no seu dia, para fechar os olhos e ouvir com mais carinho a sua voz interna! Por vezes sentir e acolher ainda são os melhores remédios.
Vinícius Cappato – CRP: 06/134547
Nascido no interior Paulista, com Formação em Psicologia pelo Uni-Facef, Graduando em Psicodrama na Casa do Encontro – Franca/SP, Formação em Personal/Professional Coaching e Leader Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching – SP, experiência em tecnologia da informação e Gestão de Pessoas no Centro Universitário Claretiano de Batatais. Formação em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Psicolog – Instituto de Psicologia. Experiência no desenvolvimento de pessoas com: consultoria, treinamento e desenvolvimento e seleção de talentos em Comgente – Gestão de Pessoas.