Arte da “troca”… Brincar com as palavras às vezes coloca ou tira um peso sobre cada expressão que a mesma representa. Então vamos entender onde quero chegar com esse título sobre um tema tão simples (e ao mesmo tempo complexo) e importante.
Se procurar o significado de troca, encontrará, entre outros: “ato ou efeito de trocar(-se), transferência mútua de qualquer coisa entre seus respectivos donos.”
Foque na parte da transferência mútua. Há pessoas que tem uma dificuldade enorme em trocar com outras pessoas, quando digo “trocar”, nesse contexto é: falar sobre si, posicionar-se, realmente transferir a sua verdade para o outro e para si.
É comum, cultural talvez, o instinto de apontar o dedo para o próximo; Afinal, é muito mais fácil criticar e falar de algo que não seja você, certo?
Poder “trocar” com outras pessoas é um recurso que temos para trazer sentido para nossas verdades e questionamentos, e poder dividir quando há peso.
Por exemplo, em uma relação (seja afetiva ou não), quando há uma discussão e um dos lados não posiciona, não fala o que sente, como está realmente ( falar de dentro para fora), há um peso que não foi transferido, virou carga (na maioria das vezes negativa). Essa pessoa que não falou irá ficar (possivelmente) mal, triste, sem saber se o que pensa tem um impacto no outro também…Mas, caso acontecesse ao contrário, existindo a troca, o que acompanharia seria mais empatia, leveza, posicionamento e não só com relação ao outro, mas afirmar para si o que realmente quer ou gosta.
Por isso associei o título falando de “arte”, algo que para se falar é simples, mas na maioria das vezes é bem complexo e profundo. Praticamente um exercício diário, de se ver, acolher e sentir com verdade.
Há muitos caminhos para que traga consciência para o recurso da troca, para que ela exista sem peso, entre em contato com um psicólogo e acolha mais seu momento e suas possibilidades.
Vinícius Cappato – CRP: 06/134547
Nascido no interior Paulista, com Formação em Psicologia pelo Uni-Facef, Graduando em Psicodrama na Casa do Encontro – Franca/SP, Formação em Personal/Professional Coaching e Leader Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching – SP, experiência em tecnologia da informação e Gestão de Pessoas no Centro Universitário Claretiano de Batatais. Formação em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Psicolog – Instituto de Psicologia. Experiência no desenvolvimento de pessoas com: consultoria, treinamento e desenvolvimento e seleção de talentos em Comgente – Gestão de Pessoas.