Já parou para imaginar o que há de tão especial no cinto de utilidades de alguns super-heróis?
Quero que imagine algum herói da sua infância, que por muito tempo foi uma referência das suas principais histórias! Esse despertar da sua imaginação muitas vezes aguçou a sua criatividade e espontaneidade de uma forma como nunca mais viu após determinada idade.
Pense no Batman, certo? Certa vez Murilo Gun trouxe em alguns de seus vídeos e tenho que utilizar essa referência para propagar esse conteúdo! O Batman não tem um super-poder específico, mas, possui recursos pessoais e objetos em seu cinto de utilidades que o ajudam a combater qualquer adversidade!
Situação de perigo em escalada? Corda! Batrangues, a Bat-Garra, máscara respiradora e de gás, rastreadores em formato de morcego, granadas de fumaça, granadas sônicas, granadas de luz, bat-minas, teasers, soqueiras morcego, faca tática, computador pequeno, kit forense e de primeiros socorros! Pronto para qualquer situação, ou quase todas!
Ridículo eu estar falando de um desenho animado? Vamos aprofundar um pouco mais nessa analogia!
Você possui uma história única, personalizada, com os fatos que mais marcaram a sua vida, seja com vitórias ou derrotas, superações ou medos!
Diante de cada obstáculo que você passou durante o seu processo pessoal ou profissional, você criou um recurso! Algo que você utiliza em situações parecidas, ou que você evita, pois sabe que deu super errado em um passado não tão distante.
Por exemplo: Na sua adolescência, você era muito bravo (pavio curto), e qualquer palavra falada em um contexto errado era motivo para você se irritar e brigar com seus colegas ou com a sua família. Você ficava mal, mas sem poder controlar muito o estopim que gerava determinadas situações.
Após alguns anos, você deixou de ser “bravo” e passou a ser mais tranquilo, por que?
Você criou um novo recurso no seu cinto de utilidades da vida!!! Entendeu que a raiva te derrubava, e respirar, entender o que sentia e o que pensava eram recursos que aliviavam isso e o levavam para um caminho mais leve.
É a partir deste exemplo que gostaria que fizesse uma lista, quais são seus recursos internos e externos que te deixam mais fortes em obstáculos do dia a dia?
Mais importante que entender algumas situações é saber o que nos fortalece e nos ajuda a passar por cada uma delas!
E então, qual o seu poder?
Vinícius Cappato – CRP: 06/134547
Nascido no interior Paulista, Formação em Psicologia pelo Uni-Facef, Formação em Personal/Professional Coaching e Leader Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching – SP, experiência em tecnologia da informação e Gestão de Pessoas no Centro Universitário Claretiano de Batatais. Formação em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Psicolog – Instituto de Psicologia. Experiência no desenvolvimento de pessoas com: consultoria, treinamento e desenvolvimento e seleção de talentos em Comgente – Gestão de Pessoas.