Raíz ou Âncora – Entenda como são suas relações

Posted on Posted in Coaching, Psicologia

Estava assistindo um vídeo do Coach Caio Carneiro, na qual fala sobre o tema: “Raíz ou Âncora, como são suas relações” e decidi refletir um pouco sobre com vocês!

Relações Âncoras:

São as relações que te prendem, te imobilizam!

Apesar do seu movimento, ela faz você ficar ancorado onde está, dependente dela para um próximo movimento. São muitas vezes relações abusivas, que em poucos casos temos consciência de escapar.

Exemplos de ciclos/momentos âncoras: um ambiente que te paralisa, medo de mudanças, travas para transformações; Ou até momentos que vocês sabem o que fazer, mas não fazem (tem uma âncora nesse caminho, atenção para identificar e transforma-la!)

Relações Raízes:

São as relações e momentos que te alimentam, te nutrem de alguma forma e com isso fazem com que você alavanque na direção dos seus sonhos/objetivos;

Independentemente da situação, há uma troca (seja de energia ou na própria comunicação). Você não é sugado pelo outro e sim alimentado! Com isso a motivação, energia, direcionamento para realizar objetivos são fortalecidos pelo movimento.

Exemplos de ciclos/momentos raízes: pessoas ou coisas que alimentam sua missão de vida, que traz energia e não desânimo, que são alavancas e não travas para a ação.

 

Mario Sérgio Cortella traz o mesmo pensamento:

Raízes não são âncoras…
“Na vida, nós devemos ter raízes, e não âncoras. Raiz alimenta, âncora imobiliza. Quem tem âncoras vive apenas a nostalgia e não a saudade. Nostalgia é uma lembrança que dói, saudade é uma lembrança que alegra”

E agora jogo para você refletir e pensar quais relações quer manter para sua vida! Será mesmo que vale a pena ficar travado e imobilizado por um movimento que não é seu e não te alimenta?

 

Vinícius Cappato – CRP: 06/134547
Nascido no interior Paulista, Formação em Psicologia pelo Uni-Facef, Formação em Personal/Professional Coaching  e Leader Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching – SP, experiência em tecnologia da informação e Gestão de Pessoas no Centro Universitário Claretiano de Batatais. Formação em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Psicolog – Instituto de Psicologia. Experiência no desenvolvimento de pessoas com: consultoria, treinamento e desenvolvimento e seleção de talentos em Comgente – Gestão de Pessoas.

One thought on “Raíz ou Âncora – Entenda como são suas relações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *