O termo autoconhecimento se procurado no dicionário traz algo sucinto e autoexplicativo, “conhecimento de si mesmo, das próprias características, etc”.
E por que este tema tem sido tão frequente atualmente? Justamente pelas pessoas estarem em um movimento muito mais externo; como assim?
Pare para reparar nas revistas, mídias sociais, televisão… Tudo se tornou estética, superficial, padrões e mais padrões focados no fora; sabe aquela história de que as pessoas só demonstram estar felizes, em tudo, no Facebook? É aí que quero chegar!
Com a exposição das mídias e a quantidade absurda de movimento de informações e logo de monitoramentos do outro, as pessoas perderam o ponto mais importante de alavanca do futuro: o autoconhecimento.
As pessoas deixaram de olhar para si! Pare para pensar, quais são suas principais características, quais são os seus sonhos, suas vontades (esquece o padrão que estão querendo impor a ti), tenha consciência do que você realmente é e quer ser.
E no que isso vai te ajudar? Em tudo! A partir do momento em que as pessoas voltam o pensamento para si, processam o que passam na vida (ciclos, brigas, términos e começos), elas deixam de se preencher com o outro e passam a se encher de vida e de si antes de mais nada!
Para termos o autoconhecimento em nossas vidas precisamos entrar em um processo contínuo de reflexão, de ver mais caminhos e possibilidades. Melhora seu processo de criação, sua autoestima, autoreflexão, visão de seus propósitos e objetivos.
E aí eu te pergunto, até quando as pessoas continuarão buscando tão longe as respostas que estão plantadas dentro de si e não fora?
Além de caminhos para a busca do autoconhecimento, há profissionais (como psicólogos) que ajudam a direcionar isso, a potência está dentro de você, comece a transbordar ela!
Vinícius Cappato – CRP: 06/134547
Nascido no interior Paulista, Formação em Psicologia pelo Uni-Facef, Formação em Personal/Professional Coaching e Leader Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching – SP, experiência em tecnologia da informação e Gestão de Pessoas no Centro Universitário Claretiano de Batatais. Formação em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Psicolog – Instituto de Psicologia. Experiência no desenvolvimento de pessoas com: consultoria, treinamento e desenvolvimento e seleção de talentos em Comgente – Gestão de Pessoas.