Quando eu trago o termo, “areia movediça”, logo vem a imagem de desenhos animados ou filmes na qual o personagem se vê imóvel em um local denso, que quanto mais se movimenta, mais afunda e fica preso, certo?
Na maioria das vezes é essa associação que surge, e é desta imagem que quero fazer com que você reflita.
Não vou descrever o fenômeno na qual há deformações e resistências no solo, tendo em vista a areia “embebida” por água não oferece resistência. Mas pense na imagem inicial de personagens de filmes e desenhos! Certo, vamos continuar.
Associe à um momento de sua vida na qual teve as mesmas sensações: que estava preso, sem conseguir se mexer, sem ver uma possibilidade de saída, e que a cada momento que tentava se mexer parecia que se afundava mais; encontrou o seu exemplo real?
Certo, agora vou trabalhar em cima dele. A palavra mágica para sair desta situação é: AÇÃO!
Fácil de falar, certo? Errado! Quando estamos em uma situação mobilizadora, na qual não visualizamos nenhum movimento, o primeiro passo a ser dado é querer o movimento, querer a ação. Quer sair disso? Certo, próximo passo.
Segundo passo é visualizar para onde pode ser sua caminhada, quais as possibilidades de caminhos que possui para sair daí; Um objetivo, um sonho, algum membro da família ou pessoa com vínculo forte? Ok, prossiga!
Terceiro passo, ATITUDE! Você quer se movimentar, sabe quais são as possibilidades de sair; Não precisa impulsionar e sair da areia com o corpo todo, vá por partes, braços, pernas…
Mais importante do que sair de uma vez é respeitar seu movimento e as áreas que são possíveis de movimentar, mas antes de mais nada, movimente!
As vezes a vida nos pede que fiquemos presos um pouco, talvez para repensar passos e rever caminhos. Mas vida é movimento, que sejam altos e baixos, picos e abismos, todos esses momentos são feitos para serem vividos; se permita viver e aprender com eles!
Vinícius Cappato – CRP: 06/134547
Nascido no interior Paulista, Formação em Psicologia pelo Uni-Facef, Formação em Personal/Professional Coaching e Leader Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching – SP, experiência em tecnologia da informação e Gestão de Pessoas no Centro Universitário Claretiano de Batatais. Formação em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Psicolog – Instituto de Psicologia. Experiência no desenvolvimento de pessoas com: consultoria, treinamento e desenvolvimento e seleção de talentos em Comgente – Gestão de Pessoas.