Há muitas ferramentas em constante desenvolvimento para que possam melhorar a forma de relacionamento e interação entre as organizações, seus colaboradores e clientes. O clima organizacional é um ponto importante para a identificação desta interação. Coda (1993, apud Bispo 2006) afirma que:
O clima organizacional é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: política de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa (CODA, 1993, apud BISPO, 2006, p. 259).
Spector (2004) explica um pouco deste indicador ao abordar a relevância de entender como as pessoas se sentem em relação ao trabalho, pois isto implica diretamente ao clima da organização e ao pêndulo dos lados da empresa e do colaborador.
Desta forma, o clima organizacional é um grande indicador da realidade e de pontos altos e baixos das organizações. Ou seja, antes de entender o que é necessário para se manter no topo do mercado, deve-se estar atento na obtenção de um clima organizacional que traga equilíbrio e harmonia.
Não adianta a posição no mercado ser o “topo” e as pessoas que cuidam dessa conquista estarem quebradas mentalmente no próprio ambiente de produção profissional. Não é atoa que os programas de qualidade de vida e saúde no trabalho estão em uma ascensão contínua no país e no mundo, afinal quando as pessoas estão olhando para si o rendimento e resultado são consequência.
Se você está observando, em dados e resultados, que a sua empresa está com o clima comprometido, procure a ajuda de profissionais qualificados para que possa entrar em mais detalhes e desenvolver as peças cruciais da sua organização: as pessoas.
Vinícius Cappato – CRP: 06/134547
Nascido no interior Paulista, Formação em Psicologia pelo Uni-Facef, Formação em Personal/Professional Coaching e Leader Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching – SP, experiência em tecnologia da informação e Gestão de Pessoas no Centro Universitário Claretiano de Batatais. Formação em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Psicolog – Instituto de Psicologia. Experiência no desenvolvimento de pessoas com: consultoria, treinamento e desenvolvimento e seleção de talentos em Comgente – Gestão de Pessoas.